sábado, agosto 26, 2006

F.C.Porto 2 - 1 U.Leiria

Estádio do Dragão
40.728 espectadores
Perante 40728 espectadores, o F.C.Porto fez a sua estreia na Liga 2006/2007.
Em termos práticos não poderia ter começado melhor. Uma vitória é sempre importante para embalar a equipa para uma temporada positiva.
Jesualdo, inteligentemente, manteve o esquema de 3-4-3 usado por Adriaanse e transitóriamente por Rui Barros. Relativamente à Supertaça efectuou apenas duas alterações. Sairam Ibson e Alan entrando Lucho e Tarik. Confesso a minha surpresa pela entrada de início de Lucho Gonzalez. Ibson tinha sido um dos melhores ao longo da pré temporada e vinha convencendo. O argentino, pelo contrário, ainda não tinha feito sequer um minuto nesta nova temporada. Contava mais com Ibson de início e Lucho a entrar a 2ª parte. Lá vai o brasileiro passar mais uma época na sombra...
A primeira parte foi "divertida". Deu para entreter bem o pessoal que se deslocou ao Dragão. Após uma boa iniciativa individual de Tarik, Adriano inaugurou o marcador e fez o 1º golo da Liga 2006/2007. Já perto do intervalo, Quaresma, após jogada com Anderson fez o 2-0, com alguma sorte. O intervalo chegava com um resultado bom e relativamente seguro.
E deve ter sido a pensar que o resultava estava feito, que os jogadores regressaram para a 2ª parte "adormecidos". A verdade é que a União Leiria também fez mais pela vida e pressionou mais alto, mas a equipa do Porto jogou muito na expectativa tentando explorar o contra ataque. Até que aos 68 minutos, Sougou reduziu para 2-1 levantando alguma preocupação no público presente no estádio. Preocupação essa sem fundamento, pois os jogadores como que sentiram o toque do golo e voltaram a ter o controle da partida, podendo em mais que uma vez ter chegado ao 3-1.
No cômputo geral a exibição não foi muito diferente daquilo que já estava à espera. Não contava era com aqueles primeiros 25 minutos da 2ª parte sem ambição e de conformismo com o resultado. 2-0 é bom, mas 3-0 é bem melhor e 4-0 é óptimo. Adriaanse poderia ser lunático, louco até, mas essa filosofia da procura sempre do golo tem que continuar.
Melhor em campo: Raul Meireles
Raul Meireles - Foi o elemento mais certinho do meio campo. Cumpriu as tarefas defensivas com distinção e apoiou sempre bem o ataque. Tentou por duas vezes o seu forte remate mas encontrou sempre a oposição de Bruno Vale.
Lucho - Titular e capitão de equipa. Não contava com a sua titularidade, sobretudo porque passou a pré temporada a recuperar de uma lesão e porque não tinha ainda jogado. Esteve mais lento do que é costume e não apareceu tão frequentemente em zona de tiro. Saiu quando já não podia mais fisicamente.
Adriano - Picou o ponto. É isso que se pede a um ponta de lança. Além do golo, foi visto mais que uma vez a ajudar em tarefas defensivas. O Adriano II encarna o espirito e a raça do Dragão.
Notas:
Bela moldura humana na estreia do F.C.Porto na Liga 2006/2007. Super Dragões e Colectivo estiveram com uma bela presença e, embora de forma intermitente, apoiaram a equipa de forma elogiosa. Ontem foi também o regresso de muitas caras conhecidas ao Dragão. Domingos apareceu pela primeira vez como adversário. Na sua estreia de treinador, tinha logo que lhe calhar um jogo no Dragão e frente ao Porto. Há com cada coisa... Ivanildo, Paulo Machado e Bruno Vale regressaram também a um Estádio que já foi deles.
A Liga começou com uma cotovelada a Quaresma. Maxilar fracturado e cerca de um mês parado. O quê que o árbitro fez? Nada! Nem falta nem sanção disciplinar. Benni já se foi, mas parece ter deixado sucessores. Tixier foi o senhor que abriu as asas. Veremos se a Liga ainda sabe o que são processos sumaríssimos. Já agora, alguém me sabe explicar o que aconteceu para o Adriano ter visto cartão amarelo? É que estava a olhar para o lado e quando ouço os assobios e foco o olhar no lance já só vi um amontoado de jogadores. Fiquei sem perceber. Ah é verdade... parece que ficou um penalty por marcar a favor do Porto. Espero que seja uma excepção à regra. Os penalties se existem são para ser sancionados. Seja qual for a equipa.
FORÇA PORTO

1 Comments:

Blogger bLuE bOy said...

melhor o resultado que a exibição... mas tb nesta fase, por ora, é o que interessa mais... os 3 pontos.
dias melhores e melhores exibições hão-de vir concerteza.
aKeLe aBrAÇo
http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

quarta-feira, 30 agosto, 2006  

Enviar um comentário

<< Home