sexta-feira, junho 09, 2006

FORÇA PORTUGAL



O Mundial 2006 começou. A paixão de milhões atinge o seu auge com a realização de uma competição destas. Com Portugal presente pela 4ª vez consecutiva numa fase final de uma grande competição, a exaltação patriota atinge níveis impensáveis em qualquer outro contexto que não o futebol. O país une-se a uma só voz para apoiar a sua Selecção.
Apesar de serem vários os pontos que me fazem divergir desta Selecção, sobretudo do seu seleccionador, não posso deixar de sentir orgulho em ver o meu país representado na 2ª mais importante competição desportiva. Pedir-lhes o título é exagero, mas não utópico. Pedir os quartos de final é realista. Não passar da fase de grupos será catastroficamente depressivo, após o que aconteceu na Coreia e na final de Lisboa. Exigiremos apenas que saibam vencer ou perder com dignidade. De filmes como o da "mão de Xavier" no Euro 2000 e "o murro do JVP" na Coreia, estamos nós fartos. Dignifiquem Portugal e não manchem a imagem do país.
O grupo é acessível, mas não fácil. Temos que torcer para ficar em 1º e esperar que a Argentina faça o mesmo no seu grupo, por forma a evitar os alvi-celestes logo nos oitavos. Se chegarmos a esta fase e passarmos para os quartos, aí entao... é sonhar. Sonhar, porque na fase a eliminar tudo pode acontecer. Como diz o anúncio: até aos oitavos, até aos quartos, até às meias, até à final, até já!
FORÇA PORTUGAL