domingo, agosto 06, 2006

Torneio de Amesterdão - Rescaldo

Terminou a participação do F.C.Porto no prestigiado Torneio de Amesterdão. Época passada teminamos em 2º lugar, desta vez quedamo-nos pelo 3º. O Man. Utd foi o vencedor com 10 pontos (6 das vitórias + 4 dos golos).
A análise que vou seguidamente fazer tem como base de sustentação o pequeno resumo que vi do jogo com o Man. Utd e o jogo de ontem a que assisti quase na integra.
Conclusão óbvia e que salta à vista de toda a gente: se queremos fazer boa figura na Champions, não nos podemos dar ao atrevimento de jogar com apenas 3 defesas. Se para consumo interno está provado que este futebol romântico e de risco serve, parece-me também provado que para consumo externo Adriaanse tem que alterar o esquema táctico.
F.C.Porto 1-3 Man. Utd
Foi o primeiro teste desta táctica contra uma grande equipa europeia. E parece que correu mal. Pelo resumo que vi, não posso dizer que tenha sido por causa dos 3 defesas, pois pelo menos 2 dos golos foram originados por crassos erros individuais e não de uma falha de toda a estrutura defensiva. Helton pela 1ª vez, desde que é dono da baliza portista, falhou claramente. Se no golo de Scholes ficou a olhar quando se deveria ter atirado à bola, já no 3º pareceu-me também mal batido. Contudo o pior registo individual vai para Bosingwa. Como é possível tanta ingenuidade e desconcentração num só jogador, num só jogo?!? Sem mais comentários...
F.CPorto 2-3 Man. Utd
Fez-me lembrar o F.C.Porto - Artmedia da época passada. Futebol bonito, a espaços viu-se mesmo jogadas empolgantes. No entanto, nos primeiros 3 remates, o Inter fez 2 golos. Máxima eficácia, aproveitando as enormes crateras na defesa portista. Este esquema com Pepe é uma coisa e sem Pepe é outra. Sem ele, não há quem tenha capacidade para acorrer a todos os "fogos". No ataque foi mais do mesmo. Boas jogadas a criar algumas oportunidades de golo, mas no momento da verdade havia sempre um toque a mais, uma finta desnecessária ou então "faltava" o pé do remate!! No 2º tempo, apareceram 2 golos que serviram para atenuar a frustante participação neste prestigiado evento. No final os jogadores do F.C.Porto foram aplaudidos como compensação pelos "bons" espectáculos proporcionados. É caso para dizer que actualmente o F.C.Porto parece uma daquelas equipas que fazem jogos de exibição. Jogam bonito, muitos toques de calcanhar, rápidas trocas de bola, mas pouca sequência. É futebol que agrada a quem assiste sem dúvida, mas sem resultados. Acho que não exagero se disser que neste momento, qualquer adepto de outro clube vê com mais agrado os jogos do nosso clube do que propriamente nós portistas. Eles, sem a pressão do resultado favorável, deliciam-se com o nosso futebol. Nós, sedentos de resultados, deseperamos com a ineficácia ofensiva e a insegurança defensiva.
FORÇA PORTO