sábado, janeiro 07, 2006

Reforços...ou a falta deles

Em conversas com vários colegas que partilham da minha paixão pelo FCP, tenho visto em quase todos eles uma elevada preocupação pela contratação de reforços dos nossos adversários, e pela falta de novas contratações no nosso clube. A quase todos tenho dito exactamente o mesmo. Que esta situação não me preocupa minimamente. Se os outros se estão a reforçar é sinal que o plantel é desiquilibrado e que relativamente a nós são inferiores. No entanto, com excepção de um jogador em cada um dos clubes da 2ª Circular (Robert e Caneira), todos os outros são não-reforços, pois não me parece que venham a acrescentar nada a não ser em número de opções. Relativamente aos que já lá estão não vêm melhorar grande coisa.
Quanto ao nosso Porto, eu vejo a situação desta maneira. Se ainda tivessemos em prova na Champions, ou mesmo na Uefa, acho que existiam sem dúvida razões para reforçar o plantel em várias posições do terreno. Contudo, estando apenas a disputar a Liga e a Taça, julgo que o conjunto de jogadores que Adriaanse tem ao seu dispôr, apesar de alguns desiquilibrios, serve perfeitamente para fazer deste Porto campeão. Senão vejamos:
Na baliza julgo que nem é preciso dizer nada a não ser que temos no plantel os 2 melhores guardas redes a actuar em Portugal na época passada.
Na defesa: começando pela direita - Sonkaya, Bosingwa e Ricardo Costa, já todos por lá passaram. Se o 1º foi um erro enorme a sua contratação, já quanto a Bosingwa e Ricardo Costa, penso que não têm comprometido muito. Bosingwa tem vocação mais atacante, mas Ricardo Costa é mais certo a defender. A contratação de um lateral direito parece-me necessária, no entanto julgo ser melhor escolher com critério e sem pressas. Até ao fim da época estes 2 poderão dar conta do recado. Para a época 2006/2007 é que é absolutamente imperioso um lateral direito de raíz e de qualidade. Contudo se Seitaridis pudesse ficar por cá já em Janeiro...
Lateral esquerdo - César Peixoto e Cech são as opções. Para este sector não julgo ser urgente avançar com um reforço. Nas poucas vezes que Cech jogou eu gostei. Mais certinho a defender do que Peixoto, sabe também apoiar o ataque. César Peixoto, está ainda numa fase de adaptação a uma nova realidade. Embalado de trás, tem sido perigoso no ataque e é até um dos melhores marcadores da equipa. Tem no entanto que ser mais cauteloso a defender.
Centrais - Pedro Emanuel e Pepe têm sido as opções de Adriaanse. Dos centrais que temos, parece-me que estes fazem a melhor dupla. Se Pedro Emanuel é sem dúvida o mais certo e mais experiente, Pepe tem-me surpreendido pela sua capacidade de antecipação e velocidade. O azar dele é que quando erra, são sempre daqueles falhanços que ficam na história e que quase sempre dão golo ao adversário. Ricardo Costa é uma boa alternativa, se jogar ao lado de Pedro Emanuel. Já Bruno Alves, não é central para o Porto. Não sendo urgente até final da época, penso que a contratação de José Castro da Académica, para a temporada seguinte, seria uma excelente opção.
Trinco - Paulo Assunção é dono deste lugar que Adriaanse tanto desprezou no início de época. Raul Meireles é uma boa alternativa e não deve por isso ser emprestado. Ibson em último recurso poderá também fazer esta posição.
Médios centro - este é outro lugar para o qual não são necessários, a meu ver, reforços. Lucho, Ibson, Jorginho, Diego e agora Anderson, dão garantias de um meio campo forte até final.
Extremos - com o mais que provável empréstimo de Ivanildo, as opções para as alas ficam em Quaresma, Alan, Jorginho e Lisandro. A contratação de Duda, talvez não fosse descabida. Ivanildo precisa e muito de ganhar experiência e com mais uma opção para a esquerda, poder-se-ia libertar Lisandro para as funções de ponta de lança.
Ponta de Lança - Sokota não conta, Bruno Moraes também pouco deve contar até final da época. McCarthy só começa a contar em Fevereiro, restando Hugo Almeida e Lisandro. Marcel, jogador da Académica, tem demonstrado ser um bom ponta de lança e poderia trazer para o clube não só mais eficácia, como também um marcador de livres, que é coisa que, incrivelmente, não existe no nosso plantel.
Resumindo, neste mercado de Inverno, e tendo em conta todas as circunstâncias, nomeadamente o facto de apenas estarmos a disputar as provas internas, julgo que a haver necessidade de mexer no plantel, será apenas no ataque, pois parece-me que há lugar para mais um ponta de lança e um extremo esquerdo.
E para os mais distraídos, para mostrar que quantidade não é sinónimo de qualidade, relembro o sucedido há precisamente um ano atrás. Chegaram ao Porto, Leandro, Leandro do Bonfim, Léo Lima, Ibson e Pitbull. Um contentor com 5 brasileiros. Destes só um se aproveitou...
FORÇA PORTO

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Na minha opinião o nosso F.C.Porto precisa sobretudo aproveitar os jogadores das camadas jovens.
Como por exemplo João Pedro,João Dias e Hélder Barbosa entre outros.

sábado, 07 janeiro, 2006  

Enviar um comentário

<< Home