Sporting 0 - 1 F.C.Porto
No jogo que poderia decidir muita coisa ou não decidir absolutamente nada, ficou mesmo arrumada a questão do título. Com 5 pontos de avanço e 4 jogos para disputar, sinceramente penso que o campeonato já não nos foge.
Este jogo começou a ser ganho na constituição da equipa. Com a inclusão de mais um jogador no meio campo, Adriaanse ganhou claramente a luta no centro de terreno e a chave do jogo esteve aí. O Porto entrou bem no jogo, a dominar e à procura do golo. Golo que surgiu aos 16´ mas que seria anulado por fora de jogo de Lisandro. A partir deste lance o jogo ficou mais equilibrado e até ao intervalo não houve mais nenhum lance de perigo. O resultado de 0-0 ao intervalo era justo e beneficiava mais os interesses do F.C.Porto. Contudo, no início da 2ª parte, voltamos a entrar mais fortes e à procura do golo, como se fossemos nós que necessitassemos urgentemente dos 3 pontos. Houve então 3 lances em que o árbitro (muito fraquinho) esteve em destaque. Poupou o vermelho a Quaresma, expulsou bem Sá Pinto e logo tratou de equilibrar as contas ao mostrar em 3 minutos, 2 amarelos a Bosingwa, sendo que em nenhum dos lances o merecia. Inclusivé no lance do 2º amarelo nem me parece haver falta sequer. Liedson é artista... A jogar 10 contra 10 assistiu-se a uma fase de 10 minutos com maior pressão pelo Sporting, mas o jogo iria mudar quando Paulo Bento lançou Koke no lugar de Abel. Arriscou e deu-se mal. Jorginho, numa excelente jogada com Adriano, apareceu na cara de Ricardo e fuzilou. A bola ainda bateu no poste mas acabou lá dentro a balançar a rede. Foi lindo. Finalmente o domínio azul e branco traduzia-se em golo. Daí até ao final foi controlar e após o apito do árbitro festejar esta vitória e o passo de gigante rumo ao título de CAMPEÕES.
Já só faltam 4...
Melhor Jogador em Campo - Jorginho
Notas:
Se Adriaanse comprometeu em todos os outros clássicos, é de inteira justiça referir que hoje o mérito é seu. Tudo começou com o 11 inicial a fortalecer o meio campo, sector onde o Sporting é muito forte. Tácticamente, hoje esteve irrepreensível. Perspicaz também na substituição de Quaresma. O cigano estava a pedir o vermelho (tal como na Luz) e apercebendo-se da situação, Adriaanse tratou logo de o substituir. Quaresma não gostou. Temos pena. Os interesses da equipa acima de tudo. Se Scolari viu a reacção, então esquece pois estás riscado do Mundial.
Foi, pois, fundamental o dedo de Co Adriaanse para a conquista destes 3 pontos. Critíco bastante o holandês, porque a verdade é que ele também se põe a jeito. Tem certas e determinadas opções que são no mínimo discutíveis e é sem dúvida um homem que não gera consenso. Contudo, é espantosa esta filosofia de ataque que veio implementar no Porto. Um outro qualquer treinador jogaria para o 0-0 sabendo que esse resultado também seria positivo. Mas não. Durante todo o jogo procurou o golo, procurou a vitória. Foi justamente recompensado aos 84 minutos. Pois então, PARABÉNS ADRIAANSE.
Jorginho. Esse mesmo. Aquele que em Guimarães, com a baliza aberta tropeçou na bola. Aquele que quando entrava nos jogos do Dragão era logo assobiado sem sequer tocar na bola. Aquele a quem, em determinadas alturas da época, lhe chamaram de "amante de Adriaanse". Esse mesmo. Foi o homem que mandou encomendar as faixas. No início da temporada cheguei a considerá-lo a melhor aquisição do defeso, tendo em conta a relação preço/qualidade. Depois de uma excelente fase, passou por momentos complicados, em que pura e simplesmente parece que desaprendeu de jogar. Adriaanse, teimoso como é, continuou a insistir num jogador que estava claramente em sub rendimento. Essa situação acabou por marcar negativamente tanto um como o outro. Desapareceu das convocatórias por uns tempos e voltou nos últimos jogos. Voltou, a jogar na posição em que se sente melhor. E parece que voltou em grande novamente. Deu o golo a Hugo Almeida em Coimbra e hoje fez o golo. PARABÉNS JORGINHO.
Quaresma tem coisas fantásticas mas é ainda um jogador muito emocional. Nos jogos grandes, principalmente em ambientes adversos, deixa-se levar pelas emoções e tal como na Luz, também hoje teve que ser substítuido, não porque estivesse a jogar mal, mas sim para evitar a expulsão. Neste aspecto, Quaresma tem ainda muito para crescer.
Sexta feira, 19.45, Estádio do Dragão. É a próxima paragem neste trajecto rumo ao título.
FORÇA PORTO
2 Comments:
Concordo quase plenamente com tudo o que foi dito.
Eu sabia...aliás, eu SEI, que a pouco e pouco todos os adeptos do MAIOR CLUBE DO MUNDO vão apreciar e adorar o MISTER!
CO ADRIAANSE estamos quase na Dobradinha!!!!!! Muito obrigado.
PS: Excelente exibição tática do FC Porto. O Sporting nunca conseguiu jogar, sempre que causou algum perigo foi em perdas de bola do nosso meio campo/defesa. Quaresma muito bem tirado. Alan muito bem metido. Jorginho maravilhoso a calar a boca de muitos de nós! O resto foi a supremacia total da melhor equipa de Portugal, treinada por um dos melhores treinadores da Europa.
E mais nada!
Ontem, a frio, escrevi o q pensava do jogo, hj apenas reforço a alegria de ver o Porto perto do título e para dizer que o Co esteve de facto no seu melhor..não só pq conseguiu finalmente ganhar um clássico, mas pela táctica que escolheu sem abdicar do seu sistema. Merecemos sem discussão a vitória e, daqui a 4 jornadas, espero estar aqui a ler o "post" do título!!!...ou quem sabe, até antes!!!
Enviar um comentário
<< Home